EDU

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

O Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Católica de Pelotas foi criado a partir do compromisso da Instituição de contribuir para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, levando em consideração o papel da Universidade em relação ao seu compromisso com o desenvolvimento locorregional. Justifica-se também pela crescente demanda do mercado de trabalho da região sul do Rio Grande do Sul, capitaneada pelo agronegócio. Observa-se também uma forte demanda na área da Construção Civil, da Educação e da Saúde. Destaca-se ainda nesse contexto, a participação da Universidade na Gestão do Parque Tecnológico de Pelotas que apoia o fortalecimento das empresas existentes e estimula o empreendedorismo e o surgimento de novos negócios de base tecnológica.

Ao longo dos anos, a Região tornou-se um centro de discussão e excelência para o desenvolvimento de recursos humanos capazes de atingir as metas de objetivos econômicos e sociais. Assim sendo, buscou-se oferecer uma opção de curso superior em Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos na modalidade híbrida para atender as empresas tanto dos setores industriais, como também as do comércio e de prestação de serviços no âmbito local e regional.

A globalização trouxe novos desafios, tais como a proliferação dos mais diversos tipos de empresas, a inserção de novas tecnologias de processo e atendimento, o acirramento da concorrência e, o mais importante, um consumidor cada vez mais exigente no que se refere à qualidade de produtos e serviços. Este fato gera a necessidade das empresas qualificarem seu quadro de colaboradores a fim de se manterem no mercado com qualidade e competitividade, considerados pontos fortes na formação profissional de um Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

A maioria das empresas já entende os profissionais da área de RH como responsáveis por função organizacional estratégica, direcionada efetivamente para a gestão de pessoas e grupos de trabalho. Suas atividades, embora operacionais, são também de nível estratégico e contribuem para os resultados positivos das empresas no mercado de trabalho. Sem pessoas qualificadas e motivadas, os riscos de insucesso de qualquer organização são altos. O desenvolvimento de talentos humanos é uma das razões de existir do profissional de RH e, através dele, o investimento no capital humano poderá viabilizar o crescimento da profissionalização e produtividade das empresas.

O egresso do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos deve apresentar um conhecimento interdisciplinar, estando capacitado para compreender as questões técnicas, sociais, econômicas e ambientais das organizações e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de decisão, bem como deve desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, em seu campo de atuação. Com carga horária de 1.600 horas, tem total de quatro semestres.

Saiba mais sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos